O Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo protocolou ofício na Casa Civil solicitando, mais uma vez, o agendamento de reunião com o governador Flávio Dino para tratar sobre as demandas do serviço público do Maranhão. No documento consta, ainda, a pauta de reivindicações unificada, a ser trabalhada entre as entidades representativas que compõem o Fórum e o Governo do Estado.
Desde 2015, o Fórum de Defesa das Carreiras tem encaminhado ofícios e solicitações de audiências com o Executivo Estadual, em uma tentativa de abrir o diálogo sobre as demandas dos servidores públicos, principalmente, o reajuste salarial e a continuidade da implantação das tabelas do Plano Geral de Carreiras e Cargos (PGCE).
O documento protocolado na Casa Civil traz 28 pautas de interesse dos servidores públicos do Maranhão, entre elas, a criação da data-base em lei para todos os servidores; a criação da Mesa de Negociação Permanente; o fim do congelamento da tabela de vencimentos do PGCE e a reabertura do prazo de adesão; a realização de concurso público para todas as áreas de atuação do Estado; a suspensão do processo de demissões dos funcionários da MAPA; entre outros pontos.
“Em janeiro deste ano completou cinco anos do congelamento da tabela de vencimentos do PGCE, situação que nos deixa bastante indignados com o descaso no tratamento dispensado pelo governador Flávio Dino aos servidores públicos estaduais. Neste período houve uma diminuição significativa do poder de compra e desvalorização da renda do trabalhador, com uma perda salarial, de 2015 até dezembro de 2019, correspondente a 30,81%. O que pedimos é uma reunião para tratar não só dessa situação, mas, também, de outras pautas de interesse da categoria”, afirma Cleinaldo Bil Lopes, presidente do SINTSEP e coordenador do Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo.
Para pressionar o Governo do Estado, o Fórum de Defesa das Carreiras fará uma manifestação no dia 13 de março, às 8h, com concentração na Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. Contamos com a participação de todos os servidores públicos em mais um ato em prol dos direitos da nossa categoria!
Clique aqui e confira a íntegra do documento encaminhado ao governador Flávio Dino.
Cleinaldo. Mobilização do Servidor Público. Uma imperiosa necessidade. A PNAD mostrou que o MA tem o menor salário do Brasil.
Realmente nos q pertencemos ao ADO somes esquecidos e desvalorizados e a falta de funcionários administrativos sobrecarrega a nossa jornada de trabalho concurso público ja
Nenhum governo faz qualquer menção aos ADO, é como se não existisse essa classe trabalhadora que tanto contribui para o bom funcionamento da máquina pública em geral; o governo do Maranhão tem sim uma dívida histórica conosco e é simplesmente decepcionante para nós ADO a maneira como somos tratados; ninguém consegue sobreviver com 05 anos de salário congelado é uma vergonha e um descaso sem tamanho; hipocrisia, enganação e sobretudo desumano.
Uma descabida falta de vergonha para a grande maioria do serviço público estadual, governo privilegia algumas classes e esquece o principal apoio – ADO, indignante!