O Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo do Estado do Maranhão encaminhou ofício ao governador Flávio Dino solicitando que garanta na proposta de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício de 2022, que será encaminhada à Assembleia Legislativa, percentuais de valores para reajuste de salário dos trabalhadores públicos estaduais, levando em conta, no mínimo, a recomposição da inflação a partir do último reajuste.
O mesmo ofício foi encaminhado, também, à secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Cynthia Mota Lima. No documento, o Fórum justifica que as perdas salariais atuais chegam a 44,85% e 52,91%, respectivamente.
Os percentuais consideram que o último reajuste na tabela de vencimento do Grupo Ocupacional Administração Geral, presente na Lei Nº 9.664/2012, ocorreu em janeiro de 2015, e para o Grupo Ocupacional Estratégico, em fevereiro de 2014, desse período até o presente momento, utilizando como parâmetro o INPC/IBGE.
Segundo Cleinaldo Bil Lopes, coordenador do Fórum e presidente do SINTSEP, essas perdas refletem diretamente na vida dos servidores públicos, que, a cada ano, veem minguar sua renda. “Neste sentido, os servidores públicos precisam, com a máxima urgência, ter seu poder de compra restabelecido, no mínimo, aos níveis da implantação da última tabela de vencimento do Plano Geral de Carreiras e Cargos”, afirmou.
Foi anexado ainda ao ofício o relatório sintético de Gestão Fiscal, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, que demonstra haver margem para concessão de reajuste de salário aos servidores públicos do Estado do Maranhão.
O Estado sempre encontrará uma alternativa jurídica e técnica, para negar os reajustes.
Boa tarde com esse governador no pôde é difícil conseguir reajustar salário de servidor público o homem ñ gosta de servidor
Para os servidores concursado, não houve aumento. Agora pergunte se não houve para os comissionados? Flávio Dino não tem o menor apreço pelos servidores do executivo. O último aumento ainda foi no governo de Roseana, já vamos para o 7º ano sem aumento. Que lamentável!
Que o nosso DEUS, tenha misericórdia da nossas vidas e toca no coração do nosso governador, nada è impossível diante do nosso DEUS, vamos ter fé, em nome de JEUSUS DE NAZARÉ nós vamos conseguir para a Glória de DEUS.
Se vcs não lutarem não vão conseguir nada!