Dia do Servidor Público: Servidores do Maranhão amargam sete anos sem reajuste salarial

Foto 001 - Presidentes Fórum - por SINTSEP

Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo do Maranhão cobra do governador Flávio Dino diálogo com os representantes da categoria

O dia 28 de outubro é dedicado aos servidores públicos de todas as esferas. Contudo, no Maranhão, os servidores públicos estaduais não têm o que comemorar, pois há sete anos, sob a gestão do governador Flávio Dino, sobrevivem com os salários congelados e corroídos pela inflação. Nesta data dedicada a todos nós, que nos dedicamos diariamente no exercício de nossas funções, desejamos valorização da categoria e reconhecimento da importância do nosso trabalho para o bom andamento dos órgãos e autarquias do Poder Executivo.

Há sete anos, o Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo tenta uma agenda com o governador Flávio Dino, encaminha ofícios e solicita o diálogo para que possamos apresentar as demandas do funcionalismo público, sobretudo, a necessidade do reajuste salarial e a continuidade do Plano Geral de Carreiras e Cargos. Até o momento, a única resposta que tivemos foi o silêncio.

“A última vez que o Fórum foi recebido pelo governador Flávio Dino foi em agosto de 2015, no primeiro ano de governo. De lá para cá, nós tentamos, todos os anos, enviamos correspondências, ofício, tentando uma articulação, uma agenda com o governador, mas, até o momento, ele nunca nos respondeu e nem dá resposta. Não sabemos o porquê de tanta resistência do governador Flávio Dino em receber os servidores públicos, através das suas entidades de classe”, assinalou Cleinaldo Bil Lopes, presidente do SINTSEP e coordenador do Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo.

Cleinaldo destaca, ainda, que as finanças do Estado do Maranhão estão equilibradas e, com o fim da PEC Emergencial que estabelecia um limite de gastos por estados e municípios para que houvesse recurso suficiente para enfrentamento à pandemia, não desculpas para que não seja concedido o reajuste.

“O Fórum está mobilizado para que o reajuste seja incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano. O crescimento da Receita Corrente Líquida, em 2021, corresponde a 8,07%, enquanto a despesa com pessoal corresponde 37,67%. Então, temos recursos e não sabemos o porquê de o governador Flávio Dino não conceder o reajuste para os servidores do Estado”, afirmou.

ENQUETE

O Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo quer saber: o que você acha da gestão do governador para a nossa categoria?

Clique aqui e responda à enquete  para sabermos qual a visão dos servidores sobre esses sete anos de governo Flávio Dino para a categoria. Não deixe de participar!

3 comentários “Dia do Servidor Público: Servidores do Maranhão amargam sete anos sem reajuste salarial

  1. Flávio Dino é o maior propagador de fake news do Brasil. E custeia isso com o dinheiro público. Ou seja, vende uma imagem lá fora e nos interiores do Maranhão de que é um bom governador, quando tudo não passa de uma farsa. A realidade é que os servidores públicos nunca foram tão DESVALORIZADOS. No caso do Detran, são 8 (oito) anos de salários congelados. Imagine receber hoje o que você recebia 8 (oito) anos atrás! É UM ABSURDO! Os servidores vivem em colapso financeiro. Além disso, Flávio Dino inflou a Administração Pública de comissionados, não nomeia os aprovados do último concurso (em vigor) do Detran e paga cerca de 20 MILHÕES para apenas duas empresas de terceirização ilegal. Infelizmente, os servidores públicos não têm o que comemorar.

  2. Rubem Manoel Amaral Rubem disse:

    Boa tarde! É com muita tristeza e que comemoro esse dia tão especial, dia do servidor público. Sou servidor do Estado desde 1992, primeiro concurso após a Constituição Federal. 29 anos de serviços prestados ao Estado e jamais tinha passado tanto tempo sem reajuste salarial. O Governo Flávio Dino, massacra os servidores do Estado sem reajuste, repasse da inflação que corroe nosso salário. Estamos praticamente recebendo salário mínimo, como por se só expressa sua função, garantir o mínimo possível. Enquanto isso, criou vários Cargos Comissionados, com super salários. Precisamos dizer não ao Governador e sua tropa. Infelizmente!

  3. Júnior disse:

    Toda a matéria está certa. O servidor clama por um socorro diante da crise que se instaurou na econimia, ganhando vencimentos de 2012. Se continuarmos com Brandão e Weverton, esse tipo de ação irá permanecer, com os governantes olhando para seus próprios umbigos ao invés de olhar para o povo.

    E o servidor continua na escuridão, sem olhar criticamente para a situação. O SINTSEP precisa urgentemente começar um trabalho sério de conscientização. Sugiro que vão às repartições publicas, DETRAN, Viva, AGED, etc. e façam um trabalho de estande. Exponham a situação vergonhosa através de folhetos, de comparativos de salários, pois ainda tem muito servidor que vota nesse governo de Idade Média. Vocês precisam fazer URGENTEMENTE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *