CAMPANHA SALARIAL 2023: servidor abandonado, salário defasado e governador calado!

Reajuste já!

Perdas salariais dos servidores públicos do Maranhão chegam a 56,29% ao longos dos últimos oito anos.

Imagine viver com um salário que não consegue suprir suas necessidades básicas do dia a dia? Essa é a realidade dos servidores públicos do Maranhão, que estão há oito anos com os salários defasados, chegando a 56,29% de perdas ao longo desse período.

Além disso, apesar das inúmeras tentativas das entidades representativas, por meio do Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo, nem o ex-governador Flávio Dino e, agora, nem o governador Carlos Brandão abriram o diálogo com a categoria para tratar sobre a política salarial daqueles que fazem a máquina pública funcionar.

No ano passado, após muita reclamação e insatisfação por parte dos servidores, o Governo do Estado concedeu reajustes diferenciados para grupos ocupacionais chegando, no geral, até 9%, percentual que foi dividido em duas vezes.

Também são oito anos de defasagem da tabela de vencimento do Plano Geral de Carreiras e Cargos (PGCE), com mais de 4 mil servidores fora do plano e ainda mais prejudicados, pois não aderiram à época.

Segundo Cleinaldo Bil Lopes, presidente do SINTSEP e coordenador do Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo, durante esse período houve uma diminuição significativa do poder de compra e desvalorização da renda dos servidores do Poder Executivo.

“Se deduzimos os 9% do reajuste concedido no ano passado, as perdas diminuem levemente, mas não é o suficiente. Esperamos que o governador Carlos Brandão tenha sensibilidade e se coloque aberto ao diálogo com as entidades, pois esse é um assunto urgente e necessário”, afirmou.

Pauta

Entre os itens constante da pauta unificada de reivindicações estão a criação da data-base e da mesa de negociação permanente, composta paritariamente entre representantes dos trabalhadores e do governo.

Também pedimos a reposição das perdas salariais da tabela de vencimentos do PGCE, bem como a reabertura da adesão ao Plano, a realização de concurso público para todas as áreas de atuação do Estado, entre outras demandas do funcionalismo público do Maranhão.

3 comentários “CAMPANHA SALARIAL 2023: servidor abandonado, salário defasado e governador calado!

  1. Lucilene disse:

    Precisamos reunir mais vezes para discutir melhor este assunto. Já estamos chegando para a 3 idade sem nenhuma perspectivas de vida sossegada.realmente este governo que substituiu o anterior já veio doutrinado a dar continuidade a Flávio Dino. Mas parece que o povo gosta de ser humilhado porque votaram de novo no massacre.

  2. Olá Cleinaldo.Bom dia. Acho que o sindicato representando todos os servidores e categorias ,deveria pensar em publicar uma página inteira na Folha de São Paulo. No instante o Governador dá uma resposta. Faça um orçamento e convoca todos os sindicatos das categorias,para custear as despesas. Eles vão cozinhar até dizer “já chega” e dá quando quiser alguma reposição de salário. Com certeza ,uma publicação dessa ,mexe com o Governador. Eles tem medo ,de reportagem nacional Por que é pauta ,pra outras instituições de mídia. Por favor ,pense nessa ideia. Além de citar a defasagem dos salários,fala em outras mazelas,como o da Polícia Civil ,tem muitas coisas pra essa reportagem. Abraços Orlando Martins/LIRA

  3. Funcionário Público disse:

    Governo não fica impactado com mensagem desse tipo em página de sindicato!! Tem que sair da caixa !
    Tem que ir para outras mídias !! Jornais e Revistas além das redes sociais mais acessadas pelas pessoas!!
    Essa insatisfação precisa chegar ao alcance de mais pessoas até conseguir criar um incômodo na gestão atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *